Professor do CDSA publica pesquisa em periódico internacional de alto impacto com pesquisadores do IME e da UFF


O estudo teve como abordagem reduzir as dimensões do índice de qualidade de vida.

O professor Daniel Moura, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, publicou sua pesquisa sobre Análise Multicritério, com pesquisadores do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), no periódico “IEEE Access”, qualis A1, indexado na Base Scopus e com JCR (alto fator de impacto: 3.367). Trata-se do artigo “Multicriteria and statistical approach to support the outranking analysis of the OECD countries”.

A pesquisa teve como abordagem reduzir as dimensões do índice de qualidade de vida Better Life Index (BLI), a partir de análises multivariadas, e transformá-los em três critérios que foram usados como input para o método multicritério PROMETHEE-SAPEVO M1. A metodologia foi aplicada a dados de 38 países (35 da OCDE e 3 economias não pertencentes à OCDE). Como resultado, verificou-se que a Dinamarca, Islândia e a Suíça se destacaram como os países com os melhores desempenhos após a análise proposta. A outra contribuição do trabalho foi gerar um esforço cognitivo 94% menor com relação a metodologia tradicional do BLI, uma vez que os critérios de avaliação que o decisor precisou avaliar foram agrupados e simplificados.

A pesquisa intitulada “Multicriteria and statistical approach to support the outranking analysis of the OECD countries”, está disponível no endereço eletrônico https://ieeexplore.ieee.org/document/9810236

Fonte: UFCG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado