Ouro Velho fica entre as 15 melhores do Estado em excelência em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência


Em mais um ranking divulgado pelo Portal Polêmica Paraíba, agora com as cidades paraibanas que são excelência em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, a cidade de Ouro Velho se destacou alcançando o 15º lugar entre as 223 cidades do estado. As cidades são classificadas, avaliadas e analisadas pelo Instituto Áquila e os dados foram colhidos na última quinta-feira (28), e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Áquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Indicadores de Governança Monitorados:

· Indicador
· Percentual de Endividamento (%) – ⇩
· Autonomia fiscal (Número) – ⇧
· Capacidade de Investir (%) – ⇧
· Investimento per capita (R$ por habitante) – ⇧
· Resultado fiscal (%) – ⇧
· Índice de Transparência (Nota) – ⇧
· Aderência ao Plano de Contas (Homologado no prazo=1 ou fora do prazo=0) – ⇧
· Relação de servidores por 100 habitantes (Número por 100 habitantes) – ⇩
· Proporção de comissionados sobre o quadro de servidores (%) – ⇩
· Classificação CAPAG (Conceito: A=4, B=3, C=2, D=1) – ⇧
· Percentual de Mulheres Eleitas (%) – ⇧
· Variação no indicador IEG-M (Variação de faixas) – ⇧
· Despesas com Pessoal Executivo sobre a Receita (%) – ⇩
· Pagamento no prazo do Parcelamento com RPPS (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
· Saldo dos Precatórios sobre a Receita (%)

Confira o ranking com a porcentagem das 10 cidades excelentes em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, da Paraíba de acordo com os dados do dia 18 de julho.


com Polêmica Paraiba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado