João Pessoa é a única capital a atingir a marca de 95% de cobertura vacinal contra Poliomielite


No Dia Nacional de Combate à Poliomielite, comemorado nesta segunda-feira (24), João Pessoa comemora a marca de 95% de crianças vacinadas e o Município se mantém em primeiro lugar no ranking das capitais no Brasil para a cobertura vacinal contra Paralisia Infantil. A campanha contra a pólio, que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 31 de outubro destinada às crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

“Nós tivemos no dia D um resultado muito satisfatório, o que nos levou a alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, consolidando João Pessoa como a capital brasileira que mais vacinou contra a pólio. Ainda temos uma semana de campanha pela frente e seguiremos trabalhando para que os pais e responsáveis compreendam a importância de manter o cartão de vacinação das crianças sempre atualizado”, afirmou o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

A meta de cobertura vacinal de 95% do público-alvo é determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que representa 41.210 crianças menores de cinco anos. Os profissionais de saúde seguirão ainda garantindo a assistência e vacinando até o final da campanha. “Seguimos com as estratégias de vacinação, fazendo busca ativa e compreendendo que os sábados que mobilizamos como ‘Dia D’ são fundamentais para assistência preventiva, que são quando os pais e responsáveis que trabalham e só podem atualizar o cartão de vacina nessas ações estratégias e ampliada de saúde”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização de João Pessoa.

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa das vacinas e da realização de campanhas de imunização. Em 1994, a região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio, que é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (inicialmente dos sorotipos 1, 2, 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas).

João Pessoa segue também até o dia 31 de outubro com a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Aproveito para agradecer e parabenizar todos os profissionais de saúde, de todas as esferas assistenciais, envolvidos direta e indiretamente nas últimas semanas, se dedicando de forma intensa para que a vacina chegasse a cada uma de nossas crianças. Muito obrigado!”, agradeceu o secretário de Saúde.


1º lugar contra Poliomielite – No território nacional, João Pessoa segue em primeiro lugar entre as capitais, na frente de Macapá (90,68%), Belo Horizonte (77,67%), Aracaju (71,70%), Vitória (69,29%), Florianópolis (67,00%), São Paulo (62,14%), Manaus (58,83%) e Recife (57,31%).


Outras ações – Na continuidade de definição de novas estratégias de cuidado e prevenção à saúde, a Prefeitura de João Pessoa segue o trabalho de busca ativa para vacinar as crianças matriculadas nos estabelecimentos privados de educação infantil, que estejam com o cartão de imunização desatualizado com as doses que protegem contra Poliomielite na Capital.


As escolas, com crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e tenham interesse de participar da campanha podem procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde pelos números (83) 3214-7951 ou pelo e-mail dvs.smsjp@gmail.com e agendar uma visita com os profissionais de saúde. Os agendamentos podem ser feitos até o dia 30 de outubro.

Para a vacinação, é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.

Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:
  • Policlínicas Municipais – 7h às 17h
  • Unidades de Saúde da Família (USFs) – 7h às 11h e das 12h às 16h
  • Centro Municipal de Imunização (CMI) – 8h às 16h
  • Mangabeira Shopping – 13h às 22h

Click PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado