Faltando seis dias para o Enem, psicanalista recomenda aos candidatos manter dieta saudável e sono regulado antes da prova


Faltam apenas seis dias para a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2002 (Enem) em todo o Brasil. Serão quase 3,4 milhões de candidatos realizando o exame nos dias 13 e 20 de novembro. Nessa reta final, enquanto alguns estudantes preferem relaxar para estar tranquilos durante as provas, outros preferem intensificar ainda mais a rotina de estudos.

Mas independente de qual seja o perfil de cada candidato, existem algumas orientações que os estudantes podem seguir para enfrentar a rotina de provas de uma forma mais produtiva. O psicanalista e hipnoterapêuta Bruno Braz, explica que para quem deseja ter um bom desempenho em uma prova, antes de qualquer coisa, é fundamental manter uma dieta saudável e o sono regulado, principalmente a medida em que a data do exame se aproxima.

Sem esses dois itens, torna-se mais difícil ter disposição o suficiente para enfrentar as 90 questões de cada dia de prova e mais uma redação. "Isso vai te fornecer energia para enfrentar a maratona de provas. Muitas pessoas tentam ludibriar esse aspecto usando barrinha de chocolate ou energético no dia da prova, mas certamente é a pior opção comparado a quem dorme em horários regulares e tem uma alimentação saudável", enfatiza Braz.

O psicanalista explica que o aspecto psicológico do estudante também pode ser decisivo no seu desempenho. Ele lembra que a maioria do candidatos do Enem tem uma média de 17 ou 18 anos. Essa é uma fase de muitas mudanças e descobertas, além disso, dependendo do contexto familiar, é uma época de muita pressão em cima de resultados e isso pode deixar o candidato ainda mais nervoso." Também é uma fase onde recebemos muitos estímulos e a área do cérebro responsável pela avaliação de risco, empatia e recompensa, que é o pré-frontal, ainda não está totalmente desenvolvida", detalha.

Para quem deseja focar nos estudos nesses últimos dias, existem exercícios específicos que funcionam como ginástica para o cérebro, segundo Braz, eles são especialmente poderosos para assimilar, decorar e lembrar informações estudadas. "Existem técnicas de visualização e meditação, que quando incluídas na rotina de estudo potencializam o aprendizado, pois o o cérebro do estudante aproveita melhor os recursos de tempo de foco e tempo de descanso", orienta o profissional.

Click PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado