Maturidade Espiritual, por Abdias Campos


Há muitos anos, quando eu comecei a ler a Bíblia, desejoso de conhecer os mistérios de Deus, eu não sabia que havia à minha frente uma caminhada tão cheia de desafios e alegria a ser feita. Por exemplo, não sabia que no meu estado natural eu jamais conseguiria avançar um palmo sequer. Na verdade, eu queria respostas prontas para tudo. Embora fosse verdadeiro o meu desejo e, mais do que desejo, necessidade de conhecer as Escrituras, cheguei nelas meio perdido ou completamente perdido. Encontrava-me amassado por um intelecto vaidoso que buscava coisas que me convencessem de que através delas os meus problemas seriam resolvidos.


Eu queria compreender o fosso da vida vazia, queria achar o caminho, mas não sabia onde. Andava sem o mapa; não tinha endereço certo. O certo é que havia em mim uma debilidade espiritual a toda prova. Entretanto, eu queria; na verdade, eu precisava. Era a minha última chance na vida.


Era sincera a minha vontade de compreender o que eu estava lendo pela primeira vez (a Bíblia). À medida que lia, eu aprendia e me alegrava com o que aprendia, mas, ao mesmo tempo, ficava intrigado por encontrar tantas contradições nela. Ainda assim, não ousava tecer nenhum juízo de valor (Deus já tinha me preparado para temê-lo como Senhor). A Sua misericórdia me guiava no meio do atoleiro da vaidade e da arrogância no qual havia me metido, seguindo o meu próprio roteiro, sem o norte da Palavra. Apenas conversava com Deus para Ele me fazer entender e me retirar dali.


O Senhor Jesus foi me ensinando que o segredo é ter o foco em Deus, é ter o foco na Palavra, é olhar para Ele, é não permitir que o seu ser carnal o dirija. Mostrou-me que há uma arapuca armada à frente de todo ser humano para prendê-lo longe da humildade vital que leva o homem às coisas do alto.


Bem, enfim, o Senhor me ensinou que o homem natural só atrapalha a chegada do homem espiritual na vida da pessoa. O homem natural é preso no que vê e não compreende o sobrenatural, que está completamente fora do seu alcance mental. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Coríntios 2.14 | ARC).


Após ser levado pelo Senhor a ultrapassar os portões do pobre intelecto, veio o quebrantamento, pelo qual o estado de miséria do ser humano sem Deus é visto nitidamente. Daí, você clama com sinceridade, você vê que não havia contradição alguma na Bíblia. A contradição, na verdade, era a falta de visão além do seu estado natural. Todas as contradições eram em mim. Assim, também, não há contradição alguma na exortação feita sob a inspiração do Espírito de Deus pela Palavra.


Andar em espírito é andar em sujeição à Palavra do Senhor. A Palavra é Jesus. Jesus é o Filho de Deus, Jesus é o Legislador e o Juiz. Quem prega a Palavra prega Jesus, prega o Legislador e o Juiz. Quer seja por texto escrito ou oral, sob a inspiração do Espírito Santo, o homem exorta, ensina, redargui e repreende numa única condição. Ao fazê-lo por inspiração divina, traz o texto bíblico de forma explicada e expandida para a compreensão do maior número de pessoas. Quem lê ou ouve deve se ater diligentemente ao texto bíblico para compreender o texto ou a fala de quem prega. Só em espírito ambos viverão a mesma dimensão, tanto o que prega quanto o que recebe a pregação.


Assim, quem está começando a ouvir a Palavra de Deus não pode permitir que o menor fragmento mental o atrapalhe mais. Senão, a Palavra nunca será discernida, compreendida, pois haverá sempre um nível de censura intelectual freando a compreensão em espírito. Tem que haver quebrantamento para que a mensagem chegue ao coração, mesmo quando essa for dura. “Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará” (Salmo 141.5 | ARC).


Portanto, quando não entender alguma mensagem ou até mesmo achar que nela há contradição, não avance em tecer qualquer comentário. Submeta tudo isso a Deus e espere nEle, demore o tempo que demorar, porque você viverá grandes coisas ainda em sua vida. Amém. Glória a Deus!


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado