Isto é o que acontece com seu corpo após 1 mês sem álcool


Embora consumi-lo em quantidades limitadas, por exemplo o clássico copo de vinho com uma refeição, não seja considerado errado, metade da população mundial consome mais e diariamente. As estatísticas mostram que o “consumo médio diário de quem bebe álcool é de 33 gramas de álcool puro por dia, o equivalente a aproximadamente 2 copos (cada 150 ml) de vinho, uma garrafa grande de cerveja (750 ml) ou dois copos pequenos (cada um com 40 ml) de bebidas destiladas. (Fonte: ISS)

Quais são os efeitos desse consumo no corpo?

Efeitos do álcool no organismo

O Ministério da Saúde explica que o consumo de álcool causa danos diretos às células de muitos órgãos, principalmente as do fígado e do sistema nervoso central, principalmente as células do cérebro.

O seu consumo continuado provoca na maioria dos casos, ainda que de forma variável, a "síndrome ou crise de abstinência alcoólica, doença reversível com intensidade e duração subjetivas, diretamente proporcional ao período de ingestão (mais ou menos prolongado), ao tipo e quantidade de bebidas consumidas. O uso contínuo de álcool em quantidades excessivas produz, de fato, efeitos semelhantes aos de outras substâncias psicotrópicas, inclusive ilícitas, como indução de dependência psíquica e física, vício, fissura, compulsividade e outros distúrbios do comportamento , com danos particularmente significativos também a nível social.

A crise de abstinência caracteriza-se por tremores, náuseas, vômitos, cefaleias, sudorese, ansiedade, perturbações do humor, por vezes crises epilépticas, podendo evoluir em alguns casos para delirium tremens." (Fonte: Ministério da Saúde)

Os riscos do consumo de álcool a longo prazo para a saúde são muito graves e não devem ser subestimados, entre eles encontramos problemas cardíacos, problemas hepáticos, dificuldades digestivas, câncer, sistema imunológico enfraquecido, distúrbios de humor, problemas relacionados ao sono e descanso como bem como problemas psicológicos. Sem falar no risco, quando o consumo excessivo ocorre em pouco tempo, de coma etílico e os riscos associados ao consumo de álcool ao dirigir.

E se pararmos de beber álcool, o que aconteceria com nosso corpo?

Um mês sem álcool

Nos últimos anos, uma tendência relacionada ao consumo de álcool, ou melhor, ao não consumo de álcool por um mês, se espalhou pelo mundo. Chama-se "Janeiro Seco" e vê milhões de pessoas em todo o mundo parando de beber por (pelo menos) um mês.

Dado o crescente sucesso desta iniciativa, não é surpreendente, parar de beber álcool por um mês oferece ao nosso corpo muitos efeitos positivos, aconselhamos que você os descubra um por um. Será mais fácil lembrá-los quando você os viver!

Melhora da qualidade do sono

As pessoas muitas vezes creditam o álcool para ajudá-las a dormir. No entanto, o álcool pode ajudar as pessoas a adormecer mais rapidamente e dormir mais profundamente nos estágios iniciais do sono, mas é muito provável que interrompa o sono mais tarde, comprometendo a qualidade do descanso.

Deve-se notar também que o consumo de álcool aumenta as chances de ronco, saiba disso!

Melhora no humor

A longo prazo, as bebidas alcoólicas têm efeitos depressivos no nosso organismo, comprometendo o bom humor e a sensação de bem-estar. Por esse motivo, se você parar de beber, provavelmente se sentirá mais alegre e relaxado.

Melhora na memória

Infelizmente, o famoso provérbio "bebo para esquecer" tem fundamento, mas não é uma coisa boa. O álcool causa danos e disfunções neurais, comprometendo o funcionamento da memória.

Melhora na pele

Parar de beber resultará em uma hidratação e brilho gradual e melhor da pele.

Melhora na vida sexual

Parar o álcool por 30 dias aumentará o desejo sexual, bem como a virilidade e a fertilidade.

Ativação da perda de peso

Parar de beber significa desistir de muitas calorias em excesso. Além disso, aqueles que costumavam fazer isso tendem a esvaziar mais facilmente.

Lembre-se: ao parar de beber é possível que no início você sinta uma grande fome, devido à busca do corpo por estímulos para o prazer. Em pouco tempo essa fase passará e perder peso será mais fácil.

com MSN notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado