A Jornada Vitoriosa da Fé, em 10 Passos, por Abdias Campos


O roteiro da caminhada com Cristo Jesus é estabelecido através de passos precisos e preciosos, juntamente com aquelas instruções particulares que o Senhor Jesus dá a cada um de nós, durante a jornada, para que alcancemos a salvação. Alguns desses passos são juntamente executados, no mesmo instante; outros vão se desenvolvendo ao longo da caminhada. Traremos aqui alguns desses passos para que possamos ser confrontados por eles e aí pensarmos: estamos encaixados perfeitamente em todos eles? Ainda nos faltam alguns, ou nos faltam todos? O Senhor nos dirigirá e nos acompanhará neste roteiro, assim como em todos os passos, pois temos que apressar o ritmo para que não nos achemos fora naquele Dia.


1º Passo: Desejar ver JesusEntre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, com um pedido: ‘Senhor, queremos ver Jesus’ (João 12.20-21 | NVI). Esse desejo de ver Jesus que nasce no coração do homem vai além de uma curiosidade; ele é identificado pela necessidade vital de salvação. Só Jesus salva.


2º Passo: Arrepender-se dos pecados Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3.19 | ARC). Os pecados devem ser riscados, isto é, apagados; essa é a regra. Depois que o homem morre, vem o juízo; por isso, a pessoa precisa morrer salva. Depois da morte não há salvação. A salvação é no tempo da peregrinação na terra.


3º Passo: Batizar-se nas águas “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38 | ARC). A sequência é esta: arrepender-se e depois ser batizado. A função do ato é esta: perdão dos pecados. Sem santidade, ou seja, sem se livrar dos pecados, ninguém verá a Deus.


4º Passo: Novo nascimento “Portanto, não se admire da minha declaração de que é preciso nascer de novo!” (João 3.7 | NBV-P). Jesus está dizendo: “Não se admire, não se surpreenda, mas É PRECISO NASCER DE NOVO”.


5º Passo: Compromisso com a verdade Não mintais aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas ações, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3.9-10 | A21). As ações do homem velho (mundano) são cheias de pecados, recheadas de mentira. Uma vez convertido, muda tudo. A mentira é filha do diabo, está escrito em João 8.44. Logo, ao nascermos de novo, nós nos tornamos filhos de Deus, não mais do diabo. Portanto, odiamos a mentira, que provém do inferno, e nos ligamos à verdade, que é a Palavra de Deus. Com a Verdade, falamos verdade aos outros. O velho homem, com suas velhas ações mentirosas, foi sepultado nas águas do batismo, e o novo foi vestido com vestes novas, preparado para o pleno conhecimento do Senhor Jesus, para viver segundo o caráter de Deus.


6º Passo: Transformado para receber as bênçãos do Senhor“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” (Romanos 12.2 | NVT). À medida que ouvimos a Palavra de Deus, no sentido de escutá-la, obedecer a ela e praticá-la, o Senhor vai transformando os nossos pensamentos e, consequentemente, a nossa forma de falar e de agir. O resultado é bênção por todos os lados: na alma, no espírito, no corpo e nos arredores da vida, em tudo o que está à nossa volta.


7º Passo: Crescendo no conhecimento de Deus“E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz” (Colossenses 1.10-12 | NVI). Com o conhecimento o campo vai se alargando imensamente; as estações são outras e os frutos também; as colheitas se multiplicam. O saber se fortalece, o amor cresce, a paz se estabelece e a vida flui num eterno florescer.


8º Passo: Ter poder para fazer como Jesus“Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai” (João 14.12 | NVI). Andando com Jesus, o conhecimento e o poder vão aumentando, a fé vai aumentando, a unção vai aumentando, a confiança e a ousadia vão aumentando, as realizações também, em benefício próprio e das outras pessoas ao seu redor.


9º Passo: Perseverar até o fim“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 24.12-13 | NVI). Jamais tire os olhos de Jesus. Tirando os olhos de Jesus, não se vê outra coisa senão o mundo. No mundo, o amor se esfria e morre. Portanto, decida e firme-se, porque essa salvação maravilhosa é construída num passo a passo de luz, com fervor e alegria em andar com o Senhor. Na salvação nos regozijamos com a proximidade da chegada eterna, quando estaremos para sempre no seio de Cristo Jesus com Deus.


10º Passo: Fiel até a morte“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10c | ARC). O prêmio é a coroa da vida eterna. Na caminhada, algumas provas ocorrem para nos graduarem a degraus mais elevados. O Senhor sempre estará presente para que os que confiam nEle não sejam dispersos da glória eterna, mantendo o foco no Autor e Consumador da fé. Ele fortalece cada um em cada trecho da caminhada, fazendo os nossos pés como os das cervas e pondo-nos nas alturas. Ele é o socorro bem presente por toda a jornada, na qual o certo é a vitória final, a SALVAÇÃO. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado