Chocolate causa acne? Existe relação com enxaqueca? Ele faz bem para saúde? Veja mitos e verdades


Um dos protagonistas da Páscoa é o chocolate. Seja em formato de ovo, em caixa de bombom, em barra, neste domingo (9) ele vai estar na casa de muita gente. Mas o chocolate realmente faz bem para a saúde? Traz algum benefício? E a enxaqueca? Ele pode ser o responsável?

Antes, entenda as diferenças entre os tipos de chocolate:

  • Chocolate branco: é feito a partir da mistura da manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite em pó e açúcar;
  • Chocolate ao leite: tem cerca de 30% de cacau em sua composição;
  • Chocolate amargo: 60% ou mais de cacau;
  • Chocolate meio amargo: cerca de 50% de cacau.

🍫 Chocolate traz benefícios para a saúde?

É isso mesmo. O chocolate vem do cacau, que contém cerca de 380 produtos químicos diferentes. Entre eles, os flavonoides – substâncias com ação antioxidante que atuam no envelhecimento celular, no cérebro, na saúde cardiovascular e no colesterol.

"Os flavonoides são substâncias que fazem com que a gente neutralize os radicais livres. Como neutralizam, diminuem as chances de danos nas células em todo o nosso corpo: envelhecimento celular, dano neurológico – o cérebro é um tecido muito ativo e libera muito radical livre. Com os flavonoides, conseguimos prevenir isso", explica a nutricionista Lara Natacci.

O chocolate também é capaz de modular o nosso humor, trazendo a sensação de prazer e bem-estar.

Mas nem tudo é tão doce... Para encontrar todas as substâncias, é preciso que o chocolate tenha pelo menos 70% de cacau.

🍫 Chocolate dá enxaqueca?

Ainda não se sabe. Embora muitos estudos associem o consumo de chocolate com o aparecimento das dores de cabeça, cientificamente, os mecanismos fisiológicos por trás disso não estão claros.

O consumo de chocolate é popularmente associado ao aparecimento da enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que pode afetar mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.

No entanto, segundo especialistas, é preciso cautela: alguns alimentos podem, sim, favorecer a enxaqueca, mas não existe uma regra do que pode ou não pode.

Segundo Fernanda Mywa, fisioterapeuta especializada em enxaqueca, a relação entre chocolate e enxaqueca ainda não está clara.

"Cientificamente, a gente tem um lado muito bom do cacau, que vai estar presente no chocolate, mas por outro lado ainda não temos certeza do quanto ele pode impactar negativamente no surgimento das crises de enxaqueca. Tudo ainda é muito contraditório", afirma Mywa.

O que precisamos ter cuidado é saber se a crise foi ocasionada pelo alimento ou se a pessoa já estava em crise quando comeu o alimento e não havia percebido, de acordo com o Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O melhor modo de analisar se um alimento está favorecendo o aparecimento das crises de enxaqueca ou é um sintoma do pródromo é fazendo um diário, onde o indivíduo irá detalhar o que comeu e como estava se sentindo antes, durante e após o consumo.

🍫 Chocolate dá espinha?

Não há estudos que comprovem essa relação. Inclusive, como falamos acima, o cacau presente no chocolate é benéfico para a saúde e para a pele.

No entanto, sabemos que qualquer alimento com grande quantidade de gordura pode atrapalhar o equilíbrio de gordura e hidratação da pele. Mas o chocolate não é o grande culpado.

🍫 Chocolate vicia?

Não, mas possui substâncias e compostos bioativos que trazem sensação de bem-estar, prazer, euforia, com ação estimulante e excitatória.

"A sensação de prazer gerada pelo chocolate pode ter várias explicações. As aminas biogênicas, por exemplo, ajudam a modular o humor, melhorando a sensação de bem-estar e felicidade", diz a nutricionista.

G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado