Permanecer nEle, por Abdias Campos


“Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu”
(1João 3.6 | ARC).

A declaração acima resolve toda questão acerca do pecado e do pecador, do conhecer a Deus ou do não conhecê-lO. Há pessoas que só conhecem a letra morta, e a letra morta mata.

Bem, podemos levantar a mesma questão de sempre, de que sem a santificação ninguém verá a Deus, como está escrito em Hebreus 12.14. A santificação requer que o homem se separe completamente do pecado e viva inteiramente no Senhor. É um erro, meus irmãos, achar que no minuto final o Senhor promulgará uma lei de anistia geral, e a turma do pecado entrará aos rolos no céu, ainda sujos das atividades mundanas dos momentos anteriores. A Lei já está aqui, diante de nós, para ser aplicada agora. O caso do pecado é resolvível hoje, pelo sangue de Jesus e pela transformação do homem conforme Romanos 12.2.

“Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu” (1João 3.6 | ARC).

Está tão claro, não está? “Qualquer que permanece nele não vive pecando.” PERMANECER NELE – esse é lugar de não viver pecando. Só se permanece num lugar em que se entrou. À distância, ninguém adentra um recinto. Só pela letra não se conhece a Cristo Jesus nem se tem intimidade com Ele. “Qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu.” A experiência de renúncia de si mesmo, ordenada pelo Senhor Jesus em Mateus 16.24, é fundamental para uma vida livre e salva. Quando se renuncia a si mesmo, nessa renúncia, o pecado vai junto.

O pecado só está naqueles que ainda não renunciaram a si mesmos e, inclusive, dizem que não são pecadores. A confissão dos pecados, porém, recebe o perdão do Senhor Jesus, porque Ele veio para salvar o pecador. “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós [mas há uma receita para se livrar dele]. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1João 1.8-10 | ARC). Irmão, errar numa atitude precipitada e imediatamente arrepender-se não o constitui pecador.

Uma vez que o pecador, o qual vive longe do Senhor, reconhece os seus pecados, arrepende-se e os confessa, recebendo a Jesus como o seu Salvador, descendo às águas do batismo, esse tal tem os seus pecados perdoados e é purificado de toda injustiça, que é o conjunto dos seus atos pecaminosos. Entretanto, ao negar os seus pecados, engana-se a si mesmo e ainda faz o Senhor de mentiroso. Abra o seu coração, reconheça que é um pecador, se ainda não reconheceu, e arrependa-se, porque “ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Jesus Se manifestou para desfazer para sempre o pecado, que é obra do diabo. “Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1João 3.8 | ARC). Se você aprendeu que, mesmo tendo se arrependido das suas faltas e entregado a vida ao Senhor, mesmo tendo os seus pecados lavados pelo sangue de Jesus, você ainda continua como pecador, acerte-se hoje com o seu Salvador. Arrependa-se de todo engano e converta-se em nome de Jesus, libertando-se dos pecados e vivendo livre no Senhor e para o Senhor. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado