Secretaria de Agricultura de Amparo e o Laboratório MSD ofereceram palestra para criadores sobre Eimeriose


A Secretaria de Agricultura de Amparo em parceria com o Laboratório MSD Saúde animal, estiveram oferecendo uma palestra para os produtores e criadores Amparenses sobre o Prejuízo causado pela Eimeriose.

A palestra aconteceu no CRAS com a presença do secretário de Agricultura Paulo Henrique, do Drº Felipe Maia, Médico Veterinário e de produtores locais. Essa ação serviu como uma preparação para dar melhor qualidade nos animais visando mais uma edição do Amparo Cabra Fest.


A Doença

A coccidiose ou eimeriose é uma doença gastrointestinal que atinge bezerros nos primeiros meses de vida e também é conhecida como “diarreia negra” ou “diarreia de sangue”. Ela é causada por um protozoário do gênero Eimeria sp, é distribuída em todo o território nacional e encontrada no pasto, no solo e, principalmente, nas fontes de água, que representam a maior fonte de infecção.

Prejuízos

Os principais prejuízos associados a essa doença ocorrem devido ao ciclo do parasita. O ciclo ocorre nas células intestinais, rompendo-as. O rompimento de células intestinais causa a chamada síndrome da má absorção, onde as lesões impossibilitam a correta absorção dos nutrientes, proporcionando um ambiente em que ocorre a fermentação dos nutrientes não absorvidos, resultando em diarreia com sangue ou não.

Amparo Ligado


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado