Ranking aponta UFPB como uma das 30 melhores universidades do país

Foto: Joaquim Neto

Um ranking divulgado na última segunda-feira (15) pela consultoria World University Ranking (CWUR) trouxe a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como uma das 30 melhores universidades do país. Conforme apurou o ClickPB, a instituição paraibana aparece na 28ª posição. Já no âmbito mundial, entre as 2.000 melhores a UFPB está na posição 1.199.

No geral, a instituição atingiu placar de 69.3. Em relação ao ranking divulgado em 2022, a UFPB subiu 13 posições no âmbito mundial e três no ranking nacional. O levantamento leva em conta quatro áreas: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas.

Na região Nordeste, de acordo com o ranking, constam em posição superior a UFPB a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federal da Bahia (UFBA).

A maioria das instituições, no entanto, sofre uma queda quando comparado ao ranking do ano passado. A USP, líder da classificação no país, caiu seis posições no ranking mundial (de 103ª para 109ª). De acordo com a empresa de consultoria, a queda foi observada no país devido a diminuição da atuação na área de pesquisa, o que foi influenciado pelo congelamento em investimentos na área.

Joaquim Neto - Click PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado