Amparo Ligado

Amparo está entre as sete cidades da Paraíba contempladas com dessalinizadores do Governo Federal


A cidade de Amparo está entre as Sete cidades da Paraíba são contempladas com dessalinizadores do Governo Federal. Isso porque o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) instalou mais oito sistemas de dessalinização no estado, com capacidade total de produzir 40 mil litros de água potável por dia, o equivalente a 880 mil litros por mês. Serão beneficiadas as cidades de Alcanti, Algodão da Jandaíra, Amparo, Campina Grande, Casserengue, Damião e Desterro, esta última com sistemas em duas comunidades. O investimento federal foi de mais de R$ 2 milhões.

A ação faz parte dos programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que visam implantar sistemas para atender comunidades localizadas próximas à transposição que são fortemente atingidas pela seca, o que causa problemas de escassez de alimentos e aumento de doenças e óbitos de pessoas e animais devido ao consumo de água contaminada ou pela falta de água.

Programa Água Doce

O Governo Federal mantém várias ações para levar água às regiões que sofrem com a seca ou estiagem. Uma delas é o Programa Água Doce, que busca aumentar a segurança hídrica do semiárido brasileiro por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

Para isso, o MDR impulsiona a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro, onde 70% dos poços têm altos índices de salinidade. Em todo o semiárido brasileiro, há 951 dessalinizadores em operação e 42 em construção.

MaisPB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado