Prefeitura de Amparo realizou 10ª Conferência Municipal de Assistência Social


A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta quarta-feira (02), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Auditório do CRAS, de 9h às 14h. Neste ano, a conferência teve como tema “A Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o suas que queremos”.

O evento contou com a presença do Prefeito Inácio Nóbrega, da secretária de Assistência Social Cleide Nóbrega, Secretários municipais, vereadores, membros de associações rurais e população em geral.

As conferências de Assistência Social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do controle social.


Em sua fala, o prefeito Inácio Nóbrega fez um breve relato das ações no âmbito da assistência social, do município, nos últimos 6 anos, confira:

“Tivemos que dividir os escassos recursos do FPM, para contemplar ações imediatas para suprir as necessidades das diversas famílias em situações de vulnerabilidade social, principalmente no período da pandemia, onde os recursos por parte do governo federal, se quer davam para cobrir a folha de pagamento dos serviços e servidores da área. Pontuou o prefeito. Que ainda em sua fala, agradeceu o repasse de Recurso, do gabinete do senador Efraim Filho e do gabinete da Senadora Daniella Ribeiro. Somados, os recursos, ultrapassam a casa de pouco mais de R$ 500.000,00 (quinhentas mil reais), dando suporte para inúmeras ações e programas, na área da assistência social àqueles que mais necessitam”.

Veja os eixos que foram debatidos:

  • Eixo 1 - Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
  • Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
  • Eixo 3 - Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?
  • Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
  • Eixo 5 - Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

No evento, foram eleitos os delegados que representarão o Conselho Municipal de Assistência Social na conferência estadual.

Amparo Ligado
























Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem