Paraíba registra alta de 4,4% no volume de serviços em janeiro; sexta maior alta do país


A Paraíba teve um avanço de 4,4% no volume de serviços no mês de janeiro na comparação com dezembro de 2023. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (15) e foi o segundo resultado positivo consecutivo do indicador paraibano que, no mês anterior, havia crescido 5,2%. A taxa estadual de janeiro ficou acima da média brasileira (0,7%) e foi a 6ª maior do país.

Neste caso, a Paraíba ficou atrás apenas do Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%), Roraima e Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%).

O resultado positivo também foi verificado na receita nominal de serviços, que apresentou crescimento de 3,6% na Paraíba, na comparação com o mês anterior. O índice foi o 7º maior entre todas as unidades da federação, ficando acima da média do Brasil (2,7%).
Receita nominal

De acordo com a PMS, em relação a janeiro de 2023, também foram observadas altas na Paraíba, tanto no volume de serviços (8,7%), como na receita nominal do setor (13,1%). Os indicadores ficaram bem acima dos verificados na média nacional, de 4,5% e 8,8%, respectivamente.

No acumulado de 12 meses, diante dos resultados do período anterior de 12 meses, a Paraíba também apresentou alta nos indicadores. No volume de serviços, o aumento foi de 8,3%, o 5º maior do país. Já na receita nominal do setor, foi constatado um crescimento de 11,5%, o 7ª mais elevado entre todas as unidades da federação. Os avanços paraibanos foram maiores que os identificados na média do Brasil, de 2,4%, para o primeiro índice, e de 6,3%, para a receita nominal de serviços.

ClickPB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado