A Secretaria de Saúde de Amparo definiu sua nova pactuação para os serviços de referência em saúde no estado. Uma semana intensa definindo os locais para realização de exames, consultas, procedimentos e cirurgias dos munícipes Amparenses. Participaram desse momento, a secretária de saúde Verônica Rafael e o coordenador da atenção primária em saúde, Dr Elvis Bruno.
A Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde, realizado em Campina Grande durante toda essa semana.
Através da programação de pactuação que os municípios conseguem realocar pacientes e assim destiná-los aos serviços ofertados em cidades onde são referência, possibilitando uma assistência ágil e qualificada. Para garantir o acesso do usuário ao serviço, os municípios encaminham e realocam quantitativos do orçamento interno para o local onde há a oferta especializada de procedimentos.
A Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde foram reformuladas a antiga Programação Pactuada Integrada [PPI], que existe desde 2010, levando em conta que o cenário demográfico, populacional e epidemiológico de 14 anos atrás era bem diferente do que temos atualmente. É importante fazer essas alterações na Programação da Assistência, entendendo as atuais necessidades da população, considerando também os novos serviços ofertados na saúde do Estado.
Será implantado o novo modelo de pactuação que resultará no fortalecimento do SUS na Paraíba.