Morte à Natureza Terrena, por Abdias Campos


O cristão tem que cuidar o tempo inteiro da sua conduta cristã, a de ser parecido com Cristo, de testemunhá-lO com um comportamento condizente com a sua fé, a fé no Filho de Deus.

Entretanto, essa luta é impossível de ser travada e vencida se não houver antes a mortificação da natureza terrena, aquela que o fazia pecar e ainda faz se ela se mantém viva. Por isso, a ordem foi dada: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria (Colossenses 3.5 | ARA). É você que faz morrer a natureza terrena, separando-se dela e se ligando a Cristo.

A PROSTITUIÇÃO, que é a primeira da lista, vai além daquilo que se conhece como obtenção de lucro através de serviços sexuais, o que já uma degradação humana. A PROSTITUIÇÃO é também submissão ao pecado, falta de dignidade moral, escravidão do mal, vida sem regras, mau uso de coisas dignas de apreço, desonra, colocar interesses materiais à frente de princípios espirituais, corromper-se, perder a dignidade; enfim, refere-se a coisas que só separam o ser humano de Deus. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.”

A IMPUREZA é a qualidade do imundo, daquilo que está contaminado e tem manchas; é indecente; é cínico; é ainda falta de honestidade, de decoro, de honradez. A IMPUREZA avança para a sensualidade e se derrama em lascívia, volúpia, luxúria, tudo para o prazer da carne. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.” A vida sexual de um casal é santa. O ato em si é mais espiritual do que carnal, infinitamente mais elevado do que aquilo que foi ensinado pelo mundo, que está no maligno. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.”

A PAIXÃO LASCIVA é aquilo que traz a sensualidade na sua origem animalesca, turbulenta, que revela malícia; é aquilo que é libidinoso, que se dissolve, que nada edifica. A PAIXÃO LASCIVA é a perturbação desordenada de ânimo, afeto violento; é o que tem descontrole e parcialidade; é o natural do mundo. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.”

O DESEJO MALIGNO, ainda que inconsciente, é o desejo do mal, daquilo que é próprio do diabo, que está cheio de malícia e de péssima natureza; é aquilo que lateja no corpo natural do homem sem temor a Deus. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.”

A AVAREZA é o apego excessivo ou sujo ao dinheiro para acumulá-lo. Tudo gira em torno do dinheiro, tudo se faz objetivando ganhar dinheiro. A AVAREZA também traz baixos valores morais e éticos, bajulação servil, mesquinhez; é também falta de generosidade; significa miséria espiritual. Gera uma espécie de idolatria: a imagem venerada é o dinheiro. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena.”

É você que faz morrer a natureza terrena, afastando-se completamente dela e juntando-se mais e mais a Cristo. Você deve praticar tudo o que é contrário à natureza terrena que aprendemos aqui pela Palavra de Deus e viver em conformidade plena com as instruções do Senhor Jesus. Nisso, somos filhos de Deus, amados e purificados no sangue de Jesus. Amém e amém. Glória a Deus!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem