Conhecida como "Roliúde Nordestina", cidade caririzeira atrai diretores de cinema por causa do clima

A cidade brasileira onde menos chove o ano todo acabou se beneficiando dos dias ensolarados para atrair diretores de cinema. A fama é tanta que a cidade paraibana de Cabaceiras, na região do Cariri, passou a ser chamada de "Roliúde Nordestina".

Pequenas poças, em uma imensidão de areia. É o que restou do Rio Taperoá depois de meses sem chuva. Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, é uma das cidades onde menos chove no país. Um problemão, que também trouxe oportunidades.

A certeza de dias de céu azul atraiu o interesse dos produtores de cinema e TV. Mais de 30 filmes, documentários, minisséries e novelas foram gravados em Cabaceiras. A cidade passou a ser chamada de "Roliúde Nordestina".

"A gente era conhecido como a terra que a vaca comeu o papagaio porque era a única coisa verde que tinha cidade. O cinema veio pra isso, pra mostrar que a gente pode ser valorizado com o que a gente tem", ressalta Sandrely Soares, agente de turismo.

E junto com o cinema, vieram os turistas. "A emoção é diferente de estar aqui. Como a gente trabalha com cultura, com língua, conhecer as cidades, conhecer as pessoas que participaram de alguma forma desses filmes, está sendo emocionante, está sendo fantástico", comenta a professora Ana Carolina Aragão.

No armarinho da cidade, o visitante encontra de tudo. Mas a atração mesmo é o dono: Seu Zé de Cila, que participou de 11 filmes. Seu papel mais importante: dublê do Padre João, interpretado por Rogério Cardoso, no Auto da Compadecida.

Repórter: A roupa era todinha do Rogério Cardoso e o senhor usou o dia inteiro?

Zé de Cila: O dia inteiro, total. Só tinha de mim a cueca.

As belezas naturais da cidade também ganharam as telonas. Como o Lajedo do Pai Mateus, uma formação rochosa de milhões de anos.


"A quarta vez que a gente está vindo e vamos vir outras vezes, cada vez que a gente vem é uma surpresa diferente, é um lugar novo para ser visto. Principalmente agora com o por do sol, finzinho de tarde, fica mais bonita ainda a paisagem", diz Thais Olegário, turista.


com Jornal Nacional
Conhecida como "Roliúde Nordestina", cidade caririzeira atrai diretores de cinema por causa do clima Conhecida como "Roliúde Nordestina", cidade caririzeira atrai diretores de cinema por causa do clima Reviewed by Portal de Notícias Amparo Ligado on 14:57:00 Rating: 5
"Design, Logomarca e Identidade Visual By Pr. Jader Medeiros. Copyright © 2015 All rights reserved". Tecnologia do Blogger.