Vale a pena ceder no relacionamento?; por Verinaldo Enéas

Discutir sobre relacionamento, não é tarefe fácil. Esta discussão sempre foi feita por psicólogos, filósofos, sociólogos, antropólogos, entre profissionais desta área. Todavia, em um  relacionamento é primordial a valorização:  ‘’AS MAIORES NECESSIDADES DA NATUREZA HUMANA SÃO, SENTIR-SE IMPORTANTE, SER RECONHECIDO E SER VALORIZADO (THOMAS DEWEY).

Estudiosos comprovam que o principal motivo que leva um parceiro ou uma parceira a abandonar uma relação duradoura não é a violência, a crueldade nem a opressão, mas exatamente o fato de não se sentirem valorizado (a).  O desejo de ser reconhecido ou reconhecida,  de sentir-se importante e valorizado ou valorizada é extremamente poderoso. E quanto mais importante você fizer alguém se sentir, mais positiva será a atitude da pessoa em relação a você.

Em uma relação amorosa, é essencial que os parceiros aprendam a ceder no relacionamento para que a convivência seja pacifica e sem discussões e brigas o tempo inteiro. Só que isso não quer dizer que você deve virar capacho e fazer todas as vontades do parceiro ou da parceira, sem contestar.

Ceder no relacionamento é algo fundamental. Por exemplo: você gosta de sair, mas seu parceiro ou sua parceira  prefere ficar em casa. Nesse caso, o ideal é conversar e alternar os programas a dois. Em um final de semana vocês saem e fazem os programas que você curte e no outro ficam em casa, se curtindo, do jeito que ele ou ela gosta.   

Esse tipo de acordo é benéfico para o relacionamento e faz com que o casal brigue menos e fique mais entrosado.

O problema é que muitos  abusa da boa vontade  do parceiro ou da parceira. Sai toda semana com os amigos, trai, mente, bebe demais, não tem responsabilidade com nada. E, ainda assim, o companheiro ou companheira  continua a ceder no relacionamento para agradar.

Isso está totalmente fora de contexto, no mundo contemporâneo!  Ceder é importante, desde que isso não afete a sua dignidade como pessoa.  Aceitar uma traição, por exemplo, é algo muito difícil e que machuca muito (a menos, claro, que vocês tenham um relacionamento aberto, o que já é uma outra história). Ceder em todas as situações pode acabar com a autoestima da pessoa e fazer com que ela guarde muita mágoa do parceiro ou da parceira, o que, com o tempo, vai afetar ainda mais o relacionamento, que já está fraturado.

O segredo de ceder em um relacionamento está no equilíbrio: deixar uma ou outra coisa pra lá não faz mal e você logo esquece. O problema é quando só a UM  cede e o pessoa  faz o que bem entende. Isso faz com que o outro  comece a sentir também raiva e até sede de vingança.

Por isso, sempre coloque a sua autoestima em primeiro lugar. Ceder no relacionamento para manter a paz é um ato de bom senso e reflete maturidade. E, se o seu parceiro ou sua parceira  consegue enxergar isso, fique tranquilo(a),  porque é sinal de que outro  também vai ceder no relacionamento quando necessário.

Agora, se a situação já chegou ao limite se o parceiro ou parceira anda fazendo de você gato e sapato, pare imediatamente com isso e tome as rédeas da situação. A pessoa  deve ser sempre o seu parceiro, não o seu dono, que diz quando, onde e como as coisas devem ser feitas.

Finalmente fica a ideia que o maior impulso do ser humano é sentir-se importante e valorizado.

Quanto mais importante você fizer alguém se sentir, mais positivamente essa pessoa agira em relação a você.

Infelizmente o principal interesse de muitas pessoas em um relacionamento são elas próprias. Seria extremamente importante em sua abordagem sentir o que as outras pessoas pensam e desejam não olhar apenas para seus próprios desejos.

Fica o alerta em conformidade com a lei da natureza ou o retorno equivalente: algum dia, em algum lugar, você receberá em dobro o que der. Portanto, valoriza seu  parceiro ou sua  parceira, valorize seu relacionamento sendo sincero, buscando sempre a felicidade do outro. Assim, teremos parceiros e parceiras  comprometidos para sempre.

VERINALDO ENEAS DA COSTA
PROFESSOR DA REDE PUBLICA
Vale a pena ceder no relacionamento?; por Verinaldo Enéas Vale a pena ceder no relacionamento?; por Verinaldo Enéas Reviewed by Portal Amparo Ligado on 10:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

"Design, Logomarca e Identidade Visual By Pr. Jader Medeiros. Copyright © 2015 All rights reserved". Tecnologia do Blogger.