Campanha de vacinação contra raiva animal será realizada neste sábado em toda Paraíba

O Governo do Estado realiza neste sábado (28) mais uma campanha de vacinação contra a raiva animal. A meta é vacinar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos e, para atingir esse número, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Zoonoses e em parceria com os municípios, vai colocar à disposição da população 850 postos de vacinação em todo o Estado mobilizando cerca 6 mil profissionais de saúde. Os postos funcionarão das 8 às 17 h.

O chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, informou que para esta campanha o Ministério da Saúde enviou 800 mil doses da vacina que já foram distribuídas com as Regionais de Saúde e repassadas aos municípios. Adiantou que foram enviadas 700 mil doses para os municípios e 100 mil ficarão de reserva na sede da Secretaria de Saúde do Estado para qualquer eventualidade.

Ele disse que muitos municípios já realizaram a campanha pelaZona rural e outros locais de difícil acesso ficando este sábado para a imunização apenas na área urbana. Para que essa campanha alcance os objetivos, a SES promoveu reuniões em todas as Gerências Regionais de Saúde, onde foram repassadas informações sobre a doença, as vacinas, a idade dos animais que serão imunizados e outros detalhes que são importantes para o sucesso da campanha. “Tudo está transcorrendo dentro do previsto e esperamos, mais uma vez, que essa campanha alcance o seu objetivo principal que é imunizar os animais e desta forma prevenir a raiva”, disse Francisco de Assis.

O chefe de Núcleo de Controle de Zoonoses da SES lembrou que pelo quinto ano consecutivo será utilizada a vacina de cultivo celular em cães, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que também faz parte do protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial da Saúde, que pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano, até o ano de 2015.

Raiva animal – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

Portal Governo do Estado
Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado