Profissional de Amparo foi escolhido para representar a Paraíba na 16ª Conferência Nacional de Saúde

O Drº Elvis Bruno está entre as seis pessoas do segmento de profissionais de saúde da 2ª Macrorregião da Paraíba, no município, ele desempenha a função de Coordenador da Atenção Básica. Ele foi escolhido para representar Amparo na 9ª Conferência Estadual de Saúde que aconteceu entre os dias 04 a 07 de Junho de 2019, e foi nessa conferência que foi escolhido para a etapa nacional.

A Etapa Nacional tem por objetivos principais analisar e votar as diretrizes e propostas constantes dos Relatórios das Conferências Estaduais e do Distrito Federal, sob a perspectiva do direito à saúde, pública e de qualidade, como direito do povo brasileiro.
Drº Elvis em sua fala destacou: “A 16ª Conferência também é chamada de 8ª+8 como um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, pois aconteceu pós ditadura militar, e atualmente muitos direitos adquiridos estão sendo tirados da população, precisamos reafirmar o nosso compromisso com o maior plano de saúde gratuito do mundo que é o nosso SUS, e também reafirmar que a participação do povo foi e sempre será importante para a tomada de decisões dentro do sistema de saúde, assegurando um modelo de gestão participativa. Iremos a Brasília dizer em alto e bom tom: o SUS é do povo brasileiro, nenhum direito a menos.”

Intenda o que é a conferência nacional de saúde:

A cada quatro anos, a sociedade civil se organiza para um amplo processo de debates e reflexões sobre a saúde em todas as regiões do país.

Os objetivos desses debates são:
Construir diretrizes e políticas públicas para o Plano Nacional de Saúde;
Defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e
Lutar pelo bem-estar de todos os brasileiros e todas as brasileiras.

Esse processo, denominado conferências nacionais de saúde, inicia com os debates promovidos em diferentes espaços, que são realizados como atividades preparatórias para as discussões nos municípios, estados e Distrito Federal, até culminar em um encontro nacional. 

É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), ou seja, como um espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de vários segmentos da sociedade civil, além de representantes do governo, o maior evento de participação social do país tem o objetivo de defender e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse processo é dividido em várias etapas, culminando na etapa nacional, marcada para ocorrer de 4 a 7 de agosto de 2019.

Amparo Ligado com Drº Elvis Bruno

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado