A Escolha Traz o Resultado, por Abdias Campos

Continuamente nos encontramos diante de opções dentre as quais temos que fazer uma escolha. Escolhemos a roupa que vamos vestir, a comida que comeremos, o horário que vamos sair e assim por diante. De acordo com cada escolha, chegamos a um resultado. Se escolhermos uma roupa de lã para um dia quente, chegaremos ao resultado de muito calor; se escolhermos sair de casa atrasados, estaremos a mercê da possibilidade de perdermos o compromisso agendado. Bem, A ESCOLHA TRAZ O RESULTADO.

“Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido” (Provérbios 13.20 ARC).

Eis aí duas opções das quais devemos fazer uma escolha! Aqueles que escolhemos para serem nossos amigos, parceiros de caminhadas tornam-se, inevitavelmente, influenciadores da nossa conduta e, por consequência, da nossa vida. A Palavra de Deus, através do versículo acima, nos mostra com clareza o resultado que alcançaremos pela escolha das nossas companhias, apresentando dois grupos distintos: Os SÁBIOS e os TOLOS. Se escolhermos andar com o grupo dos SÁBIOS, seremos SÁBIOS também. “Anda com os sábios e serás sábio”. Se a nossa opção for a de sermos companheiros dos TOLOS, seremos AFLIGIDOS. “O companheiro dos tolos será afligido”.

A Bíblia diz: “Nos lábios do sábio se acha a sabedoria” (Provérbios 10.13a ARC). Logo, andando com o sábio, ouviremos palavras sábias, adquiriremos sabedoria, nos tornaremos sábios com eles, conforme o que está escrito: ANDA COM OS SÁBIOS E SERÁS SÁBIO.

Da mesma maneira, as Escrituras Sagradas dizem: “...mas o coração dos tolos proclama a estultícia” (Provérbios 12.23b ARC); “...e o tolo de lábios será transtornado” (Provérbios 10.10b ARC). A boca do tolo se abre para falar tolice, loucura, estultícia e por isso é transtornado, AFLIGIDO. Do mesmo modo, quando se escolhe ser companheiro do TOLO, o resultado será o de viver AFLIÇÕES, porque a Palavra se cumpre: MAS O COMPANHEIRO DOS TOLOS SERÁ AFLIGIDO.

Coloquemos de uma vez por todas em nosso coração: o Senhor nos apresenta sempre as duas opções, para que o livre-arbítrio que Ele nos deu seja exercido por nós conscientemente; porém, façamos a escolha com sabedoria, sabendo que ela sempre nos trará o resultado. Lembremos que o SÁBIO é o que busca a Palavra de Deus para viver conforme as instruções do Senhor e o TOLO é justamente aquele que despreza os ensinamentos que estão nas Escrituras Sagradas.

“Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância” (Provérbios 15.14 NTLH)

Portanto, a decisão é sua, é minha, é nossa. Que o Senhor Jesus nos conceda mais entendimento, que estejamos sempre em Sua presença para fazermos as boas escolhas. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado