Cuidado com o Balanço das Redes! por Abdias Campos

O tempo tem sido enfadonho para os que, além do seu trabalho cotidiano, que lhes demanda muito esforço e fadiga, ainda buscam os holofotes do reconhecimento humano através das redes sociais, como um selo de aprovação pelo estão fazendo, mesmo sem saber se é verdadeiro ou falso o que ouvem e lêem acerca do que publicam; porém, desde que sejam palavras elogiosas, as recebem como recompensa, tornando-se escravos dessas coisas, fazendo sempre novas postagens e ficando a mercê do que dirão delas.

Esse costume não pode ser praticado por quem é de Deus. “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30 ARC). Essa consciência bíblica que nos foi dada pelo nosso Deus, através do profeta João Batista, é para nós de fundamental importância, como foi para o profeta em seu ministério, para que assim sejamos recomendáveis em tudo. “...não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado” (2Coríntios 6.3 ARC). Que a nossa missão não caia em descrédito por buscarmos holofotes para nós.

As redes sociais podem ser bênçãos ou armadilhas para os servos do Senhor, dependendo dos motivos pelos quais as usamos. Elas são recheadas de estímulos às motivações pessoais de vaidade e engano. Quando adentramos nessa seara, ficamos despidos interiormente e escandalizamos o evangelho de Cristo. Misericórdia! “Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa” (Provérbios 30.7-8a ARC.). Tenhamos cuidado com o balanço das redes sociais!

A vaidade é na realidade um inimigo que aparece nesse ambiente cibernético querendo nos convencer de que devemos ser sociáveis além daquilo que é razoável. Portanto, oferecer e aceitar elogios dos homens é chave recíproca para a prisão em laços de engano, que nos levam a aparecer mais do que o Senhor Jesus. Entretanto, está escrito: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”.

Afaste-se da vaidade e da palavra mentirosa, tão presentes nas redes sociais. Veja o que o Senhor Jesus disse: “Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas” (Lucas 6.26 ARC).

Devemos pedir a Deus, sim: “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa” – pedir e buscar, entrar e ficar na presença dEle, conscientes de que o Senhor nos indaga e responde nas Escrituras Sagradas acerca da nossa conduta cristã: “Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmo 24.3-4 ARC). O puro de coração repassará pureza no que faz. Não há pureza no homem senão no Senhor. Então, passe a Palavra de Deus aos outros e que a Ele seja a glória e o louvor.

Assim, não entregue a sua alma à vaidade, não se submeta ao balanço hipnótico das redes sociais; submeta-se à Palavra de Deus e deixe que Ele o use maravilhosamente para a Sua glória, para o Seu louvor e para a Sua honra. Amém!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

0 Comentários