Aprovado no Exame; por Abdias Campos

“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2Coríntios 13.5 ARC).

No versículo acima o Senhor manda que nos examinemos a nós mesmos para sabermos se permanecemos na fé. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé.” Para se examinar alguma coisa, normalmente se usa um reagente para reconhecer a natureza do corpo examinado. Como, então, podemos examinar se continuamos crendo? Que reagente usaremos? O reagente, nesse caso, é alguma dificuldade que surge, desafiando a nossa fé. O problema aparece, pressionando-nos a negarmos a Palavra de Deus sob uma ameaça. A Palavra diz assim, mas o problema mostra que é de outro jeito. Desprezamos a Palavra de Deus ou o problema, ainda que seja sob ameaça? Esse reagente mostrará o resultado do exame. Se nos mantivermos fiéis ao que diz o Senhor, mesmo sob a ameaça de morte, nossa fé terá sido aprovada; se não, o Senhor Jesus já não é nosso centro de confiança e teremos sido reprovados. “Provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” Somente cada um de nós pode realizar o que nos ordena a Palavra, provar-nos a nós mesmos, examinando-nos para saber se ainda nos mantemos na fé diante dos problemas que se levantam.

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” (2Coríntios 13.8 | ARC). Não devemos delirar sob qualquer situação, fazer curvinhas de adaptação para ligar Deus ao mundo. Jamais isso será possível; ou você se sujeita a Deus ou ao mundo; ou você crê em Deus ou no mundo.

“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco” (2Coríntios 13.11 | ARC).

“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos.” No Senhor somos muitíssimos felizes; isso é consequência natural de permanecermos nEle.

“Sede perfeitos.” Essa perfeição que nos é ordenada é a relação recíproca, entre nós e o Senhor, na qual ouvimos a Sua voz e cremos, praticamos o que ouvimos dEle e desconhecemos qualquer argumento do mundo que se levante contra a Palavra da fé.

“Sede consolados.” O consolo, ou recompensa, é efeito da fé em Deus; nEle temos conforto e segurança.

“Sede de um mesmo parecer.” Nosso pensamento não pode divergir do Senhor; sob qualquer circunstância devemos nos manter confiantes na Palavra.

“Vivei em paz.” No Senhor temos paz e certeza; ainda que estejamos passando pelo vale da sombra da morte, não tememos, porque Ele está conosco.

“E o Deus de amor e de paz será convosco.” O resultado é exatamente o amor e a paz do Senhor em nossa vida, cuidando dela e conduzindo-a em quietude pela presença santa do Pai. Viva na Palavra e seja muitíssimo abençoado. Glória ao Senhor Jesus, nosso Deus! Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado