Assistência Social de Amparo chama atenção ao combate da violência contra as pessoas idosas

Assim como para outros grupos sociais com algum nível de vulnerabilidade, – como a mulher, a pessoa negra, a pessoa LGBTI, – a pessoa idosa também está suscetível à violência de uma forma particular. Com o envelhecimento e suas mudanças, o grau de independência (mobilidade, ações) e de autonomia (tomada de decisões) de algumas pessoas pode reduzir. Consequentemente, para que sua qualidade de vida se mantenha, idosos podem precisar de auxílio de outras pessoas, familiares ou profissionais para a realização de atividades do seu dia-a-dia. Este cenário normalmente leva ao aumento de sua vulnerabilidade.

Entretanto, é primordial observar que, por maior que seja sua vulnerabilidade, a pessoa idosa, – assim como pessoas de qualquer faixa etária, – tem o direito de ser tratada com dignidade e respeito, princípios humanos fundamentais para a vida em sociedade. É dentro deste contexto que devemos refletir sobre o conceito de violência contra a pessoa idosa.

Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social de Amparo, por meio do CRAS e com parceria com o CREAS de São José dos Cordeiros, fez nessa quarta-feira (17) uma conscientização sobre a importância de tratar os idosos com carinho. Já que não pode haver evento, a conscientização foi realizada através de carro de som passando nas ruas da cidade.

Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado