O Sábio e o Governante Tolo, por Abdias Campos

“Umas poucas palavras faladas em voz baixa por um sábio são muito melhores que as palavras gritadas por um governante tolo” (Eclesiastes 9.17 | VFL).

Ao meditarmos com atenção, em espírito, no versículo acima, despertando para os dois tipos distintos apresentados pelo texto bíblico, o SÁBIO e o GOVERNANTE TOLO, podemos melhorar muito nossa conduta na vida. Para que nos cheguem os benefícios desse ensinamento – pois tudo o que foi escrito foi para nos ensinar – devemos nos aprofundar no assunto tratado, sem cerimônias.


No tocante aos dois tipos em estudo, podemos identificar o que há em nós da conduta do SÁBIO, para preservá-lo e até mesmo ampliá-lo; assim como o que nos falta, para que possamos buscá-lo em Deus. E, sem presunção alguma, diligentemente, podemos identificar em nós as coisas do GOVERNANTE TOLO, com o objetivo de fulminá-las, porque são inimigas da vida do homem.


“Umas poucas palavras faladas” – essas são pertencentes ao SÁBIO, segundo o texto bíblico que estamos estudando. O SÁBIO não precisa de muito conversa. Umas poucas palavras faladas “em voz baixa”, com sabedoria, sabedoria de Deus e não do homem, bastam. Bastam poucas palavras em voz baixa, com a autoridade que vem da Verdade. A Verdade comanda em paz e não em gritos. Misericórdia, Senhor, tem misericórdia de todos os homens!


As palavras gritadas fazem estardalhaço, escandalizam, perturbam, agridem. Elas vêm acompanhadas de murros na mesa, na porta, de chutes nos móveis, nos utensílios, no coração de quem as ouve. Essas palavras são vomitadas pelos GOVERNANTES TOLOS, cheios de si e da sua miséria humana. Misericórdia, Jesus, misericórdia!


“Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1.19-20 ARC).


O Senhor Jesus é o socorro do homem. Sejamos sempre prontos para ouvi-lO, assim como prontos para escutar as pessoas; elas têm coisas para dizer. Às vezes, tudo o que elas querem é só serem ouvidas. Muitas vezes, depois de serem ouvidas, caem no choro, porque queriam tão somente ser ouvidas. O GOVERNANTE TOLO não tem ouvidos; só tem boca. Todavia, ele pode se tornar um SÁBIO. Essa é uma das grandezas e magnificências de Deus, a de chamar as coisas loucas e vis para confundir as sábias. Deus dá essa oportunidade ao homem. Louvado seja o Senhor! O Senhor Jesus oferece vida transformada, vida nova. Nada está perdido. Ao pôr os olhos na Luz do mundo, você é iluminado, e o que é iluminado não anda mais em trevas. Eis aí a oportunidade. O texto de 1Coríntios 1.27-29 nos ensina que Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolhe as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolhe as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para destruir as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele. Deus escolheu você para o fazer testemunha do Seu grande amor, para transformá-lo em um novo ser. O Senhor Jesus quer usar você como luz, como aquele que agora se constitui exemplo dos fiéis e ilumina o ambiente onde está. Livre-se das coisas do GOVERNANTE TOLO. Busque no Senhor todas as coisas do SÁBIO que faltam em você.

 

O Senhor Jesus jamais lança fora o que vai a Ele, e o que vai a Ele também jamais será o mesmo. Há uma vida cheia de sabedoria para você em Deus. Ele nos faz SÁBIOS, ainda que tenhamos sido GOVERNANTES TOLOS. Seja feliz em Cristo Jesus. Tenha liberdade no Senhor. Aleluia. Glória ao Senhor Jesus. Amém.

 

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado