Pedro, o Sábio Pescador de Homens, por Abdias Campos

É uma história de quebrantamento e de transformação, que nos mostra o modo de operar do Senhor Jesus na vida do homem. É um roteiro de conserto, que produz restauração no coração e realiza o compromisso da aliança eterna de Jesus com o ser humano. É um belo plano, pelo qual o homem sábio se firma para a eternidade sob o comando e direção do Mestre e Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelo qual recebemos a salvação sob a batuta da obediência. Não duvidamos da Sua regência, como o Maestro perfeito que afina os Seus instrumentos pelo amor e pela verdade. Assim sigamos o Mestre.


Pedro, antes de conhecer Jesus, era um pescador, um homem de experiências rudes, cheio de força física, pouco letrado, sem qualquer adereço intelectual, segundo o mundo, para se tornar apóstolo de Cristo. Entretanto, o Senhor chama as coisas que não são para aniquilar as que são. “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele” (1Coríntios 1.27-29 | ARC). Ninguém tem glória em si mesmo, nem pode adquiri-la com homens, para servir ao Senhor. Pelo amor de Deus somos salvos, transformados, chamados à vocação celestial, capacitados pelo Seu Santo Espírito, completamente dependentes dEle.


A ação de Deus em corrigir e transformar o homem é um ato de amor. Tem por objetivo abençoar, dar livramentos. “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso” (Jó 5.17 | NVI).


Uma pedra bruta sendo lapidada não refuta os golpes do Seu lapidador, pois entende que o Seu trabalho tem como objetivo torná-la joia preciosa. O homem é sábio na sabedoria de Deus. Pedro era sábio. O sábio ama a correção; o tolo vê a correção como injustiça contra ele. O sábio vê a repreensão como o despertar para o bem. Busque, identifique e entenda que, muitas vezes, uma luta pode ser uma repreensão, um despertar. Acerte-se e vença com Cristo Jesus.


O amor de Cristo por Pedro, assim como por cada um de nós, levou o Senhor a repreendê-lo em diversas situações no processo de sua conversão e discipulado, para que ele fosse são na fé.


Aqui, Pedro tenta repreender o Senhor Jesus sobre Ele ter que passar pela cruz, argumentando que Deus não deixaria isso acontecer, pelo que o Senhor o repreende severamente: “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mateus 16.23 | ARC). No seu discipulado, Pedro ouvia coisas duras da parte do Senhor, mas não murmurava; aceitava-as com temor. Não largava o barco da fé, pois para ele estava claro que esse era o único e definitivo transporte pelo qual chegaria à vida eterna; não desejava ir para outro lugar. O sábio ama a correção e se conserta para a vida eterna. A correção é uma atitude de amor. Jesus amava a Pedro. Jesus nos ama.


“Os ouvidos que escutam a repreensão da vida no meio dos sábios farão a sua morada. O que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 15.31-33 | ARC).


O amor do Senhor Jesus pelos Seus discípulos O faz repreendê-los, corrigi-los, lapidá-los, burilá-los, lustrá-los com o brilho cada vez maior da coroa da vida. Pedro adquiriu sabedoria ao ouvir e aceitar a correção do Senhor Jesus, com a qual deu lições profundas aos escribas e sacerdotes religiosos, deixando-os de queixo caído por tão grande erudição, sem haver frequentado as escolas deles.


Entendamos que Pedro, o sábio pescador de homens, é uma figura de todos nós que vivemos debaixo da autoridade e do amor do Senhor Jesus, que fazemos a mesma obra, pescando homens no poço escuro da perdição. Levamos a eles as Boas Novas do Senhor, as quais lhes dão sabedoria e salvação, através do evangelho, que vai frutificando cada dia no coração do homem simples, temente e sábio. Glória ao Senhor Jesus. Bendito o nosso Deus e Pai eternamente. Amém e amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado