A Fé de Pedro, por Abdias Campos

Na passagem bíblica onde o Senhor Jesus paga tributo por Ele e por Pedro, o Espírito Santo nos chama a atenção numa situação relacionada à fé de Pedro. Jesus e Pedro chegaram a Cafarnaum e os que cobravam as didracmas perguntaram a Pedro se o Mestre não pagava as didracmas. Pedro respondeu que sim. Quando entraram em casa, Jesus o interrogou acerca dos devedores de impostos, que não são os filhos, mas os alheios. Então, o Senhor, para não escandalizar os cobradores, já que Pedro havia dito que Jesus pagava as didracmas, mandou Pedro ir até o mar para providenciar os recursos para o pagamento. Aí é que entra a fé de Pedro, a qual deve se achar em nós em prontidão para crermos em tudo o que está escrito, agindo sobre a Palavra de Deus. Disse Jesus:

“Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o e dá-o por mim e por ti” (Mateus 17.27 | ARC).


Bem, Pedro era um homem como todos nós. Ele andava com Jesus porque o Senhor o escolhera para ser discipulado, como todos nós. Basta que nos certifiquemos do que está escrito: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda” (João 15.16 | ARC).


Voltemos à fé de Pedro, ao receber esta palavra do Senhor Jesus: “Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter [moeda de ouro que correspondia a quatro didracmas]; toma-o e dá-o por mim e por ti”. Sob o raciocínio lógico, não havia nexo nessa palavra recebida por Pedro. Como pescador de profissão, há muitos anos pescando e conhecendo outros pescadores, provavelmente jamais teve notícia de um peixe pescado com moeda de ouro na boca. Portanto, uma palavra improvável como essa requer fé da nossa parte para pô-la em ação. Entenda, porém, que a fé opera desse modo simples. Qualquer dúvida, por menor que seja, a anulará. Qual é a solução para que a sua fé produza milagres? Creia em tudo o que estiver escrito. Creia em tudo o que o Senhor Jesus disser. Não procure intérpretes para se certificar se o que o Senhor Jesus disse é mesmo o que Ele disse.


Quando receber uma palavra do Senhor, creia e aja sobre ela, fazendo exatamente o que ela disser, crendo. Não duvide da Palavra de Deus. Pedro ouviu: “Vai ao mar” e foi ao mar. Ouviu também: “Lança o anzol” e lançou o anzol. Ouviu ainda: “Tira o primeiro peixe que subir” e ele tirou para fora o primeiro peixe fisgado. Ouviu, ainda, a sentença do milagre e creu: E, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter”. Se Pedro não cresse NAS PALAVRAS DO SENHOR, não abriria a boca do peixe; ele, homem experiente no ramo da pescaria, não passaria por uma situação ridícula procurando uma moeda na boca do peixe. Quem crê no Senhor Jesus não reduz a Sua Palavra a uma situação ridícula, mas age sobre ela, obedecendo-a, etapa por etapa. Pedro ouviu, por fim: Toma-o [o estáter] e dá-o por mim e por ti”. Honre a sua palavra, Pedro. Concretize a bênção, ganhe experiência com o sobrenatural, aja com fé. O Senhor diz que honra os que O honram. Honre a Deus, crendo na Sua Palavra, e você será honrado por Ele, recebendo milagres em sua vida.


Essa é a fé de Pedro e de todos nós que servimos ao Senhor Jesus, crendo no que Ele diz. Essa é a fé do povo de Deus. Esse é o nosso Deus vivo, o MESMO ontem, hoje e para todo o sempre. Ele não mudou. Ele é o mesmo. Ele realiza hoje as mesmas obras de ontem, e Ele as realizará sempre na vida daquele que crê. Creia. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado