Energia furtada na Paraíba em 2022 poderia abastecer toda a cidade de Patos por um ano


Apenas em 2022, foram desviados 231 GWh em energia elétrica na Paraíba, o que seria suficiente para abastecer toda a cidade de Patos por um período de 12 meses. Além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregando o sistema elétrica, o popular “gato” pode ocasionar choques elétricos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

De acordo com os dados da Energisa, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, foi possível recuperar, no ano de 2022, mais de R$ 21 milhões, sendo R$ 4,4 milhões em impostos, cerca de 12% a mais que em 2021. Recuperados, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétricas, por parte da Energisa, e em políticas públicas do Governo do Estado.

“Infelizmente temos visto notícias frequentes de acidentes com a comunidade, ao tentar fazer esse tipo de ligação. Normalmente, quem pratica esse ato não tem conhecimento sobre eletricidade e nem utiliza os equipamentos de proteção necessários para trabalhar com a rede energizada. As equipes técnicas da Energisa passam por treinamentos específicos para mexer na rede elétrica com segurança”, alerta o gerente comercial da Energisa, Danillo Lélis.  

Caso suspeite desse tipo de prática, o cidadão pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na Gisa (opção 15), ou no site da Energisa.

G1 PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado