Pedir emprestado, dever a outro, por Abdias Campos


O costume de se socorrer sempre dos homens leva o novo convertido, quando se vê em aperto, a procurar o auxílio do homem, como era antes de conhecer a Cristo Jesus.


Hoje falaremos sobre finanças à luz da Palavra, especificamente sobre pedir emprestado, dever a outras pessoas, sabendo de antemão que o crente não deve pedir emprestado, nem se socorrer do homem, mas de Deus. “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade” (Salmo 2.8 | NVI).


O que o Senhor está dizendo é que nEle não há limite para atender os pedidos daquele que vai a Ele sabendo que Ele existe e atende ao que O busca. Está escrito em Mateus 7.8 que aquele que pede recebe, exceto o que pede mal, o que pede para o seu próprio deleite e, ao pedir, exclui o Reino de Deus e as orientações do Senhor.

Olha o que Paulo dizia: “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas” (2Coríntios 12.15a | ARC). Ao fazer a obra de Deus, a disposição do apóstolo Paulo é a de gastar os seus recursos e a sua vida em prol da divulgação do evangelho de Cristo.


O Senhor Jesus Se compromete a dar ao que necessita e pede a Deus em Seu nome. “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14.13 | ARC). “E tudo quanto” – não há limite, não há quantidade máxima, é tudo quanto. “E tudo quanto pedirdes em meu nome” – o Senhor está dizendo que fará chegar a você o que você pede a Ele, para glorificar a Deus com as suas atitudes – “eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”


A Palavra de Deus determina recompensar a pessoa que serve a Deus pela obediência a Ele: “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires [obedeceres] a voz do Senhor, teu Deus” (Deuteronômio 28.2 | ARC). Essa declaração na Bíblia se segue de dois pontos e dentre tantas bênçãos está esta: “O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado” (Deuteronômio 28.12 | ARC). Veja: “emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado”, porque o Senhor abre o Seu bom tesouro, o céu, para ouvir e atender as suas orações, abençoando-o abundantemente. Isso é fato, é real e verdadeiro.


No entanto, Ele chama a atenção para o pedir e não receber, e diz que isso ocorre porque se está pedindo mal. “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4.3 | ARC). Tenha tão somente o cuidado de observar o motivo pelo qual você se dirige a Deus para pedir. Pense nos fins que o resultado do seu pedido trará à sua vida, se isso o liga mais ao Senhor ou se o afasta mais dEle.


Por outro lado, se tudo está ajustado no Senhor, ou seja, conforme a Palavra, mas demora, não demora. Deus sabe o tempo certo e os ajustes finais necessários para que você receba a Sua bênção e nela se estruture. “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça” (Lucas 18.7-8a | ARA).


Todo o texto de Deuteronômio 28.1-14 deve ser estudado, compreendido e confessado em oração, com fé e entendimento. São bênçãos na área das necessidades materiais do homem aqui na terra, são os acréscimos do Senhor à pessoa que busca primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça. Ele ensina a pescar, dá a vara e o anzol, dá a isca e mostra o manancial.


Portanto, a Palavra nos acrescenta esta ordem, pertinente aos que são supridos nas suas necessidades por meio de uma vida em comunhão com os ensinamentos do Senhor, obedecendo-lhes: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Romanos 13.8 | ARC). Veja: “a ninguém devais coisa alguma”. Coisa alguma é coisa alguma e, portanto, tudo está inserido em coisa alguma. “A não ser o amor” – sim, somos devedores para sempre do amor. Devemos Deus para as pessoas. Deus é amor. Devemos o evangelho de Cristo a todos, para que eles não devam mais nada a ninguém e sejam livres e abençoados no Senhor, pelo entendimento e prática da Palavra de vida. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado