Ter Fé e não Duvidar, por Abdias Campos


“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito” (Mateus 21.21 | ARC).


Jesus é a verdade, Jesus fala a verdade. Portanto, não temos motivos para duvidar, mas para crer. O diabo é mentiroso e o pai da mentira. Assim, temos todos os motivos de não crer nele nem em suas mentiras.


A dúvida levanta possibilidades contra a verdade. A dúvida é do diabo. A fé é a certeza de que o que o Senhor diz é verdade e se cumpre. A fé é de Deus. Devemos ter fé e não duvidar da Palavra do Senhor. De que lado estamos? Esta é a decisão: eu creio em tudo o que está escrito na Bíblia, tanto sobre Jesus quanto sobre o diabo. Eu creio na Palavra de Deus.


“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3.1 | ARC). A pergunta do diabo, incorporado na serpente, tinha apenas um objetivo: provocar dúvida sobre o que Deus disse. “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”  O diabo quer gerar dúvida para então desencaminhar as pessoas de Cristo, que é a Verdade. Entretanto, a Palavra diz: “Não deis lugar ao diabo” (Efésios 4.27 | ARC).


“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2.13 | ARC). As duas maldades dos que dão ouvidos ao diabo são: no primeiro momento, deixar o manancial da vida, deixar de crer na Palavra; no segundo momento, tentar descobrir outras possibilidades, ouvindo sugestões vindas do mundo, contra a Palavra de Deus. Essas sugestões vindas do mundo, são as cisternas rotas, rompidas; diferentes do manancial de águas vivas.


Não vale a pena desviar-se da Verdade. A decisão é crer no Senhor. A incredulidade desperta a pessoa para testar outras fórmulas fora da Verdade; assim, anula-se a fé. “Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?” (Romanos 3.3 | ARC). Deus continua fiel a Si mesmo, continua fiel a Sua Palavra. Porém, quem deixa de obedecer a Sua Palavra apaga a fé.


Assumamos, pois, esta postura a todo o tempo: não duvidar de Deus, não duvidar da Sua Palavra. “Antecipei-me à alva da manhã e clamei; esperei na tua palavra (Salmo 119.147 | ARC). Antes mesmo do alvorecer, buscamos Aquele de quem esperamos todas as respostas. Devemos ler a Bíblia com grande atenção. Ora, se eu espero no Senhor, eu vou buscar resposta e encaminhamento na Palavra do Senhor; é fácil. Ter fé e não duvidar é simples e eficaz. É uma questão de decisão. Decida-se por ouvir somente a Deus; dê crédito somente ao Senhor Jesus, obedeça apenas a Palavra. Viva feliz. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado