O que os Municípios da Paraíba têm feito para ampliar vacinação


A Paraíba segue em mobilização para ampliar a cobertura vacinal de influenza e alguns Municípios estão realizando ações de busca ativa em ambientes onde há maior circulação de crianças e idosos, públicos mais vulneráveis para o agravamento pelas síndromes respiratórias.

Atualmente, o estado é o terceiro do Brasil em porcentagem de vacinados, com 41,4% de alcance na população elegível, enquanto a média nacional é de 29,77%.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde prevê que 90% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários precisam receber a dose anual do imunobiológico.

O município de Catolé do Rocha investiu na abertura das Unidades Básicas de Saúde durante a noite, para facilitar o acesso das pessoas às doses. Além disso, a localidade está realizando a busca ativa de crianças, idosos e professores, que são parte da população contemplada na vacinação contra influenza. Até essa quinta (11), Catolé do Rocha atingiu o percentual de cobertura de 20,69% em crianças.

Monteiro, que está com 35,34% de cobertura em crianças, também lançou mão de uma estratégia diferenciada e está enviando equipes para aplicar as doses em escolas e creches. O município de Sossego mobilizou profissionais para realizar a vacinação de idosos no Centro de Referência de Assistência Social.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, afirma que as ações realizadas pelos municípios são importantes para atingir a meta de 90% na cobertura vacinal de influenza.

“Se cada localidade fizer um trabalho voltado para incentivar e buscar a população que precisa receber essa dose, teremos um resultado importante que vai ajudar a manter a saúde dos paraibanos em dia evitar a necessidade de leitos hospitalares, sobretudo para a população infantil e de idosos, que é mais vulnerável ao agravo”.

A campanha de vacinação contra influenza está vigente até o dia 31 de maio. São mais de 1,5 milhão de paraibanos elegíveis para a dose que protege contra os casos graves e previne os óbitos pela doença.

A Paraíba está buscando o avanço da vacinação e realizou no último sábado (6), um dia D para facilitar o acesso da população às doses. Outra mobilização está prevista para o dia 20 de maio em todo estado.

Secom-PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado