Amparo Ligado

Novo RG: governo prorroga prazo para estados emitirem nova carteira de identidade


O governo federal prorrogou o prazo para todos os estados começarem a emitir o novo RG. A partir de agora, os entes federativos terão até o dia 11 de janeiro para começarem a emissão. O prazo anterior se estendia até esta segunda-feira (6).

Em contato com o Jornal da Paraíba, o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) informou que uma programação, com detalhes sobre a emissão das novas carteiras de identidade no estado, vai ser divulgada até o final da semana. Emissão de RG: agendamento no IPC e solicitação em cartórios

A mudança no prazo inicial atende um pedido dos próprios estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas. Essa é a segunda vez que o prazo para emissão é prorrogado.

O novo documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio de cadastro de pessoas físicas, o CPF.

Para que um novo RG?

De acordo com o governo federal, com o novo RG, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

Além disso, a nova carteira vai apresentar um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, assim como saber se foi furtado ou extraviado.

Espera-se que com a mudança, o RG tradicional caia em desuso com o passar do tempo, em substituição do novo documento.

Vale lembrar também que o novo RG é obrigatório, ou seja, todos os brasileiros têm que submeter cadastros junto às Secretarias de Segurança estaduais, isso porque os antigos documentos vão ter validade até fevereiro de 2032.

com informações de g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado