O governo federal prorrogou o prazo para todos os estados começarem a emitir o novo RG. A partir de agora, os entes federativos terão até o dia 11 de janeiro para começarem a emissão. O prazo anterior se estendia até esta segunda-feira (6).
Em contato com o Jornal da Paraíba, o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) informou que uma programação, com detalhes sobre a emissão das novas carteiras de identidade no estado, vai ser divulgada até o final da semana. Emissão de RG: agendamento no IPC e solicitação em cartórios
A mudança no prazo inicial atende um pedido dos próprios estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas. Essa é a segunda vez que o prazo para emissão é prorrogado.
O novo documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio de cadastro de pessoas físicas, o CPF.
Para que um novo RG?
De acordo com o governo federal, com o novo RG, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.
Além disso, a nova carteira vai apresentar um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, assim como saber se foi furtado ou extraviado.
Espera-se que com a mudança, o RG tradicional caia em desuso com o passar do tempo, em substituição do novo documento.
Vale lembrar também que o novo RG é obrigatório, ou seja, todos os brasileiros têm que submeter cadastros junto às Secretarias de Segurança estaduais, isso porque os antigos documentos vão ter validade até fevereiro de 2032.
com informações de g1