O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses foi instituído pela Secretaria Saúde de Amparo na manhã dessa segunda-feira (19/02) com o propósito de oferecer uma resposta coordenada e eficiente às situações epidemiológicas relacionadas a essas doenças no município.
A ação tem como objetivo aprimorar o planejamento e a resposta coordenada, de forma integrada e articulada com as demais pastas do governo municipal, para enfrentamento das arboviroses urbanas em Amparo.
O Centro irá apoiar o desenvolvimento de ações e estratégias voltadas aos componentes de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistência e controle de vetores.
Com o acionamento do COE, a Secretaria de Saúde irá monitorar e analisar a situação das arboviroses, com ênfase na dengue, para orientar o planejamento, a execução e desencadear ações estratégicas para uma gestão coordenada da resposta à situação epidemiológica no âmbito municipal.
Frente aos impactos das doenças à população, a implantação do COE Dengue e outras Arboviroses possibilitará a intensificação das ações de promoção e prevenção a saúde, do monitoramento dos casos e óbitos, a fim de aperfeiçoar a resposta dos serviços de saúde.
Amparo Ligado