A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo informa que iniciou nesta quarta-feira, 10, e vai até o dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O alerta do Ministério da Saúde é que as pessoas não deixem para se vacinar em cima da hora. O público-alvo tem prioridade. São eles: pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A meta é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe em cada município. As doses adquiridas pelo Ministério da Saúde foram distribuídas aos estados que, por sua vez, têm a responsabilidade de repassar aos municípios para a realização da campanha. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe.