A Ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, revelou que o objecto voador abatido na região de Yukon, no norte do Canadá, no sábado, era "um pequeno objecto cilíndrico".
Explicou também que a aeronave voava a uma altitude de 40.000 pés, cerca de 12,2 quilómetros, e que foi abatida devido ao risco que representava para a aviação civil às 15,40 horas (21,40 hora peninsular espanhola) a cerca de 161 quilómetros da fronteira do Alasca, relata a televisão pública canadiana, o CBC.
Fontes governamentais citadas pelo próprio CBC indicaram que o primeiro alerta sobre a presença do objecto chegou na sexta-feira à noite, quando este ainda sobrevoava a região americana do Alasca.
No sábado tinha entrado no Yukon e o Primeiro-Ministro Justin Trudeau ordenou que fosse abatido. Foi um caça F-22 dos EUA que disparou sobre o objecto e o abateu.
"Quero assegurar ao povo do Yukon que em momento algum a sua segurança esteve em risco", disse o Ministro Chefe do Yukon, Ranj Pillai. "Quero felicitar o primeiro-ministro por ter agido de forma decisiva para proteger o povo do Yukon e todos os canadianos", acrescentou ele.
Fonte: (EUROPA PRESS)